Presença

Escolheu um nome de domínio para o blog e já está em uso? Veja como resolver

domínio usado, tristeza

Sempre que queremos criar um blog temos que passar pelo primeiro desafio: verificar se o nome de domínio que escolhemos está disponível para ser registrado. Pois se não estiver, você deverá pensar em outro nome. Daí, a grande decepção. Você queria tanto aquele nome, mas alguém pensou nele antes de você.

Mas calma, neste post vou explicar como você pode ter seu tão desejado site com o nome escolhido. Porém, já vou avisando: essa dica não é 100% eficaz, e mesmo que você siga todas as etapas, ainda pode ter o mesmo resultado. Então, vamos lá!

Pensando no conteúdo

É crucial que você primeiro tenha o assunto que será abordado no site. Ah, mas se eu já pensei num nome, por que então vou primeiro pensar no assunto? Simples, pois embora você saiba o nome para o blog, mas não sabe o que vai escrever nele, isso pode se tornar um problema no futuro.

Explicando melhor: vamos escolher um nome fictício, Maçãs Verdes, esse é o nome que você tinha pensado. Você quer muito ter um blog com esse nome, mas ainda não pensou no que poderia escrever nele. Apenas teve a vontade de usar. Por mais que este nome possa ser registrado como um site, no futuro você pode se arrepender de tê-lo escolhido.

O que vem na mente quando pensamos em maçãs verdes? Sim, pensamos na fruta. Mas a fruta está na categoria de alimentos. Ou seja, quando um visitante acessar o blog, ele(a) espera ver conteúdos relacionados a alimentação. Não vá querer fugir da categoria de alimentos quando o nome e o conteúdo não se relacionam.

Então se você quer criar um site com o nome Maçãs Verdes porém não quer exatamente escrever sobre alimentação em geral, pense em uma alternativa. Mesmo que você escolha escrever sobre alimentação agora, se o nome te restringir muito, no futuro, quando você quiser fugir um pouco do assunto, vai ver que não será possível escrever algo muito diferente num site assim, daí a decepção, ou mesmo o arrependimento de ter escolhido um nome tão fechado.

Por isso, o nome que escolhemos diz tudo o que vamos escrever no futuro. Se você já espera escrever assuntos fora do tema principal, você tem duas escolhas: ou você usa o nome do site que quer criar e se limite a escrever apenas sobre o nicho escolhido, ou escolha outro nome, mas que te dê mais liberdade de escrever sobre mais assuntos. Uma outra possibilidade seria criar dois sites: um com o nome que você quer tanto dar,  e se limitar a escrever sobre o nicho, e outro site com um nome diferente mas que te dê a liberdade de escrever sobre outros assuntos.

Pensando no domínio

Você escolheu o nome perfeito para seu blog e o conteúdo já está pronto para ser apresentado. No entanto, quando você vai verificar se o nome de domínio existe ou não, percebe que ele já está registrado.

Para a sua decepção, não é possível haver dois sites com o mesmo domínio, mas é possível haver vários domínios apontando para o mesmo site.

Contudo, vamos usar o exemplo anterior das Maçãs Verdes. Você escolheu este nome e tem certeza de que é isso o que quer. Quando você faz a consulta para verificar se este domínio está disponível no registro.br, percebe que ele já está em uso.

Bom, se ele já está em uso, é porque alguém o escolheu antes. Então acesse esse site, veja como ele é, digite .com e .com.br e explore ele na internet. A maior frustração é quando encontramos sites abandonados, ou seja, sites que foram registrados, mas a última atualização dele foi em dezembro de 2011! Isso acontece muito em plataformas gratuitas, como no wordpress.com ou blogspot, onde você pode criar um blog sem pagar domínio, e depois abandona-o. Quando alguém no futuro for querer usar esse nome, ele estará indisponível.

Se você perceber que, o nome que você escolheu está indisponível como, por exemplo, maçasverdes.com ou maçasverdes.com.br, tente usar o .net, se você quer manter o nome. Ficando: maçasverdes.net. Se mesmo assim deu como “Indisponível”, tente usar variações no nome, em vez de escrever maças com ç, escreva usando c, ficando macasverdes.com, o que pode estar disponível. Ou então tente macasverdes.com.br, afinal, para cada terminação um site novo pode ser acessado.

Veja alguns exemplos:

o site www.globo.com já existe, por isso, se você quisesse registrar esse nome, não conseguiria.

Mas quando você acessa www.globo.com.br/.net/.org o navegador não exibe nenhuma página. No entanto, se você quiser registrar um domínio assim, provavelmente, nesse caso, também não vai conseguir. Isso pode acontecer por dois motivos: o proprietário criou um site para globo.com e comprou domínio globo.com.br, mas mesmo com o domínio comprado, o navegador não redireciona para globo.com, nem mesmo exibe outro site. Isso significa que o domínio foi comprado, mas não está em uso. A outra possibilidade é que o domínio foi comprado, foi (ou não) usado, mas está “Congelado“, ou seja, quando você compra um domínio e depois deixa de pagar, seu domínio será congelado, caso você decida pagar no futuro. Se caso passou muito tempo e você ainda não pagou, seu domínio deixará de ser seu, e passará a se tornar disponível caso alguém queira usá-lo.

No meio do caminho, não é possível saber se o domínio está ou não congelado, mas isso faz com que pessoas que queiram utilizar esse nome não poderão fazer isso. O que deixa muitos desanimados, pois aquele nome que você tanto quer usar, está indisponível e ainda ninguém está usando.

Então, por mais que já exista um site com o nome maçasverdes.com, isso não te impede de registrar um site como maçasverdes.com.br. São domínios diferentes que podem apontar para sites diferentes.

Agora, faça um teste você mesmo com o Google: escreva qualquer terminação comumente conhecida, e não importa, você será redirecionado para algum site do google, pode testar:

www.google.com

www.google.com.br

www.google.net

www.google.net.br

www.google.org

www.google.com.au (au = Austrália)

Todos esses domínios vão te levar aos servidores do Google. Porém somente grandes empresas registram tantos domínios (afinal, haja dinheiro!) dificilmente uma pessoa comum compraria mais de 3 domínios.

Possibilidades de registro

Como já foi dito antes, para cada terminação pode existir um site diferente. Se mesmo variando as terminações você ainda não obtiver sucesso, mude a forma como você escreve o nome do seu site. Se o nome está no singular, coloque-o no plural ou vice versa (maça verde ou maças verdes) se possui um caractere especial, tente mudá-lo, como é o caso do cedilha (maca verde ou macas verdes), você também pode considerar adicionar algo a mais no nome, como um adjetivo ou um simples conectivo (belas maças verdes, grande maca verde, uma maça verde, a maça verde, etc.) e, como última tentativa, mas não recomendado, use a abreviação (mverde ou mverdes).

Tantas alternativas assim dificilmente você não achará alguma que não esteja registrado. Caberá apenas a você escolher se quer ficar com um domínio assim, por mais estranho que ele pareça. Agora se você não quer nenhuma variação no nome, e mesmo assim ele não está disponível, aí basta apenas chorar, pois nada na vida é perfeito e sai como queremos.

Entretanto, você ainda pode considerar usar sinônimos ou outros nomes semelhantes, como Maças Vermelhas, Maças Maduras, Maça com Canela, Maça da Fruteira, ou mais além: Frutas Vermelhas, Bananas de Feira, Suco de Frutas, Mamão Estragado,  etc.

Resultado

Se você for flexível o bastante para conseguir formar o nome do site que tanto quer usar, mas também não formar um domínio muito esquisito, você certamente terá bons resultados, até mesmo para que as pessoas possam memorizar com facilidade. Afinal, quando você lê “Maçã Verde” e vai digitar na URL, o que você geralmente faz? Você digita exatamente como você leu o site, ou seja macaverde.com e não mv.com ou mverde.com ou qualquer outra combinação. Lembre-se disso, coloque-se no lugar de quem for visitar o seu site.

Não deixe de Compartilhar!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *