Se você chegou até este post morrendo de curiosidade sobre o assunto do título, ou até teve um leve sentimento de pânico, caso deixa-se de clicar no link?

Pois eu vou te dizer uma coisa: você foi vítima da persuasão do título do post ;)

E já vou te adiantar, eu não vou falar nada sobre salvar emprego, ou qualquer coisa do tipo aqui. Mas antes de você fechar essa guia, continue lendo este post, pois tenho algo muito bacana para dizer à você sobre como a persuasão age tão fortemente em nós.

Por favor, não me xingue só porque eu te fiz perder alguns minutos do seu tempo para escrever algo que não tem nada a ver com o que você esperava ler.

Então, deixe-me ser mais gentil dessa vez e te pedir: leia com calma o conteúdo a seguir, pois eu vou explicar sobre a força do marketing hoje em dia, e como somos vítimas dele todos os dias, assim como eu te fiz ao criar um título como aquele.

 

O poder das palavras

Com pouco esforço, somente através da urgência da mensagem que passei no título, consegui despertar a curiosidade e o interesse de fazer uma pessoa querer ler, pois, se ela não o fizer, algo vai dar errado na vida dela.

Leia as frases abaixo, e depois poste nos comentários qual delas você clicaria, se estas fossem um título nas redes sociais ou um link pela internet:

8 possibilidades para você ser uma pessoa bem sucedida

Conheça as 8 maravilhosas oportunidades que farão de você uma pessoa de sucesso

Qual das frases te chamou mais atenção, e qual delas você clicaria?

Se você disser que é a segunda, você caiu mais uma vez na armadilha da persuasão.

O “Conheça” na frase te da uma sensação de que são informações das quais você não sabe, e seria bom conhecer;

“as 8 maravilhosas oportunidades” o adjetivo maravilhoso enfatiza a palavra oportunidade, o que significa que são oportunidades tão boas que não seriamos capazes de perdê-las, e como são 8 delas, alguma você pode se enquadrar;

“que farão de você” uma afirmação forte, que interage com você, e te dá a certeza de que isso vai funcionar;

“uma pessoa de sucesso” significa que essa pessoa pode ser você, caso leia ou faça o que eles te dizem para fazer. Enquanto que a primeira frase tem uma persuasão muito mais fraca, por ser uma frase mais direta e sem adjetivos que enfatizam o título.

A verdade é que nós prendemos a atenção nas redes sociais, televisão, celular e consumimos conteúdo ou fazemos algo que nos tira muito do nosso precioso tempo.

Esse poder de persuasão está presente no nosso dia a dia, algo que a mídia usa e abusa para nos distrair, quando na verdade você devia estar descansando, fazendo o dever da faculdade, ou se preocupando em fazer outra coisa mais importante.

A grande dica que quero dar aqui é: não se prenda ou se deixe levar pela curiosidade ao ler um título como esse que você leu agora. Essa impressão de urgência que passei no título vai ainda chamar atenção de muitas outras pessoas.

 

Como não cair na armadilha da persuasão

O marketing de hoje em dia é difícil de lidar. Eles estão sempre estudando formas de chamar a atenção das pessoas para algo que eles tem a oferecer, sendo que na verdade não oferecem coisa nenhuma.

Vamos imaginar que você realmente está confuso, é um empreendedor de um pequeno negócio e precisa crescer no mercado, aparecer para o mundo e lucrar com algo que você realmente quer.

Porém você ainda não sabe ao certo como conseguir chamar a atenção das pessoas, precisa de ajuda para divulgar seu negócio, precisa conseguir clientes, quer alcançar o sucesso.

Então você decide pedir ajuda à internet e pesquisa sobre como outras pessoas que tem um empreendimento parecido com o seu e como elas se deram bem. O que não vai faltar são milhares de sites e vídeos falando sobre como conseguir sucesso com seu negócio.

Existem milhares de cursos, aulas e e-books para te ajudar a responder sua pergunta. O que parece algo bom, não é? Afinal, poderei ter dicas de pessoas que realmente alcançaram suas metas e agora elas estão compartilhando dicas para nós fazermos o mesmo.

O que ninguém nunca te diz é que NÃO EXISTE RECEITA PARA O SUCESSO.

E tem várias armadilhas aí que posso listar muitas aqui, mas vou te alertar de algumas:

  1. Primeiro, o sucesso é muito relativo, e cada pessoa tem uma filosofia sobre o que é isso. Pergunte a si mesmo: o que é sucesso para mim? O que para você é sucesso, para outros é só uma etapa do processo que querem alcançar.
  2. Se existem tantas pessoas que falam sobre como chegar ao sucesso, como posso saber quem está falando a verdade, e quem só está falando baboseiras?
  3. Se sucesso fosse receita, era só segui-la que está tudo certo. Só que cada site que você acessa, cada palestra que assiste ou vídeo, todos falam coisas diferentes.
  4. Já parou para pensar se todas essas pessoas que te passam uma fórmula para o sucesso, realmente são bem sucedidas ou tem propriedade para falar do assunto? Seria o mesmo que comparar com um mendigo falando sobre como ficar rico. Como alguém assim pode falar sobre ficar rico, se nem o próprio é ou já foi?

Aliás, vou até abrir um parêntesis aqui sobre o quarto tópico, algo que acontece comigo muito frequentemente.

Se você tem muitos seguidores no Instagram ou Twitter pode já ter reparado nisso: alguns dos seus seguidores na verdade são comércios ou pessoas que fazem algo ( como lojas, empresas, manicure, um cabeleireiro ou um comerciante autônomo).

Num belo dia notei que uma empresa de marketing (muita novidade) começou a me seguir no Instagram. Eu geralmente olho quem me segue, apenas por curiosidade ou mesmo no pior dos casos, dizer ao Instagram para banir esse seguidor.

Nesse dia, a empresa que me seguiu tinha uma mensagem um tanto curiosa na descrição do perfil: “Em menos de 3 meses conseguimos lhe entregar mais de 15 mil seguidores, faça já um orçamento conosco!”

Não que eu me importe muito com números, mas o que mais me chamou a atenção, é que a própria empresa seguia mais gente do que de fato é seguida.

Aí fica a grande dúvida: como uma empresa pode prometer mais de 15 mil seguidores em 3 meses à você, se ela mesma tem mais de 3 meses que se cadastrou no Instagram, e ainda não conseguiu essa quantidade para si? (Eu me lembro de ela ter cerca de 2 mil seguidores, algo longe do prometido).

Então porque você deve confiar num “mendigo” que quer que você compre o e-book dele de como ficar rico?

Isso não faz nenhum sentido, mas com o poder da persuasão você pode cair nessa armadilha e comprar o e-book, e no fim nenhuma informação relevante lhe é passada e você continua pobre (rs).

Esse tipo de situação não se aplica apenas a ficar rico, mas à muitas outras que também são bem populares, tais como: como ser uma pessoa bem sucedida, como ter um negócio de sucesso, como perder peso, como ser produtivo, como conseguir seguidores e curtidas, como ter um bom relacionamento, como estudar melhor, como ir bem nas provas/vestibular, etc etc etc….

Tudo que se relaciona a vantagens, a atalhos, a formas mais fáceis e rápidas de serem feitas, chove informações na internet e qualquer mídia que você buscar.

O segredo do emagrecimento FOI REVELADO! (mas existe um segredo? Será que uma nutricionista escreveu isso?)

Seguindo esses simples 5 passos você será RICO (Quem seguiu esses 5 passos também ficou rico?)

Use essa técnica INFALÍVEL para conquistar a 10/10 (e se falhar? Com quem poderei reclamar?)

No final, você gastou muito tempo e até o seu dinheiro por algo que não lhe ajudou, funcionou, ou foi útil.

Então não confie nesses sites ou vídeos onde o Marketing é muito forçado. Ou seja, tem muitos adjetivos, pop-ups na página e usa palavras como AGORA! É A ÚLTIMA! A PROMOÇÃO TERMINA AMANHÃ! NÃO PERCA! VOCÊ FOI SORTEADO!

Além disso, pergunte-se antes de comprar um e-book, pagar um curso online, assinar algo, clicar num link de SPAM, coisas como: Eu realmente preciso disso? Essa informação vai me ajudar em alguma coisa? Será que essa pessoa tem propriedade em dizer sobre esse assunto? Será que isso é Marketing demais e o que tem a oferecer é ruim?

Antes fazer isso do que confiar na emoção e no sentimento de urgência ou necessidade de saber ou fazer algo quando na verdade ela não existe.

Claro, também não posso generalizar e dizer que tudo o que você vê por aí é lixo. Mas posso te assegurar para ficar atento porque muitas coisas são sim esse lixo.

 

Como saber se o dinheiro que gastei foi para algo relevante ou não?

Se você se convenceu em pagar um curso online ou pagar por um material de um site, será muito simples saber se você gastou seu dinheiro em vão.

  1. Antes mesmo de você comprar o material, pergunte-se se existe alguma forma de ter seu dinheiro de volta, caso isso não seja possível, avalie o que está contido no material, quem o escreveu, em que ele ou ela são formados ou que experiências tiveram para escrever esse e-book, ou no caso de vídeo-aulas, quem é esse professor e no que ele é formado?
  2. Se você já comprou o material ou já fez todo o curso online, mas sente que não aprendeu nada apesar do tempo gasto para assisti-la e o esforço de compreender, é um indício de que o seu investimento nos materiais não lhe ajudaram a resolver seus problemas, pois você ainda está com dúvidas.
  3. Se você sente que as suas dúvidas foram bem respondidas, se o material é bem embasado, com referências e exemplos de grandes nomes, mostra na prática a realização de um projeto, a fabricação de um produto, quer dizer que seu investimento nesse caso valeu a pena, pois suas dúvidas foram esclarecidas.

Inclusive um detalhe sobre o tópico 2: você tem a seguinte pergunta: como alcançar o sucesso com meu negócio?

Daí o professor ou o livro que você comprou te diz “siga em frente”. Seguido de um monte de palavras “para encher linguiça”.

Apesar da resposta, ela ainda é muito superficial, não respondeu ainda sua pergunta. Perguntas complexas têm respostas mais técnicas que podem levar várias páginas de um livro ou mesmo um ano todo de estudo na escola.

Estas não podem ser respondidas com respostas muito superficiais, feitas em dois ou três parágrafos com coisas que todos já sabem. Se for para ler algo que você já sabe, então nem precisa gastar dinheiro para lê-lo.

Então é isso, espero ter ajudado você a abrir os olhos para a realidade do Marketing de hoje em dia, e tome cuidado com os sites que visita, as notícias que lê, e o que os outros dizem à respeito de algo.

Seria bom que outras pessoas também soubessem dessas informações, por isso seria de muita ajuda se você compartilhar. Por favor, compartilha aí!!!

 

Links úteis:

Deixe o público curioso melhorando seu post

Escolha a melhor tipografia para seu blog

Seja o mestre da postagem e conquiste visitas

 

Há mais de 5 anos está escrevendo e se dedicando a este site. Com paixão pela tecnologia, estuda Sistemas de Informação e nas horas livres pratica programação e outras maluquices da informática.

Não deixe de Compartilhar!
  • 2
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
    2
    Shares