Sobre o Blog

Vale a pena você ler também a página Sobre o autor

 

O maior objetivo do Configurando o Mundo é oferecer conhecimento de forma simples e objetiva para as pessoas se envolverem melhor com os assuntos abordados. Todas as publicações feitas aqui são com base em experiências e pesquisas. O espaço que este blog oferece são para as pessoas trocarem ideias e experiências com a criação de projetos, sites e até negócios. Seja bem-vindo.

Quer saber um pouco mais sobre como esse blog surgiu? Então senta que lá vem história!

A história do Mestre de Blogs & Configurando o Mundo

Antes do surgimento do Mestre de Blogs, eu (Enrico) já criei muitos blogs antecessores. O primeiro blog foi o Space Music Brasil, do qual foi sustentado pelo Blogger, onde havia posts somente de vídeos, e todos eles eram incorporados do YouTube.

meu primeiro e mais nostálgico blog

O blog não tinha nenhum artigo de texto, era como um armazém de música, um local onde todas as minhas músicas favoritas pudessem ser acessadas na web. Para se ter uma ideia, o Space Music foi criado em 2011, assim como foi excluído no ano seguinte. Na época, eu tinha apenas 13 anos.

Além desse blog, eu criei muitos outros onde pudesse ser mais criativo. Blogs para escrever minhas opiniões, algo mais como um diário virtual, porém, sem a frase “querido diário”. Foram inúmeros projetos que nasceram e na mesma semana morreram. Nenhum daqueles projetos me convenceu de continuar. Parte também vinha de mim, já que nunca decido algo e continuo usando por muito tempo.

Eu precisava de algo melhor, mesmo sabendo que não conseguiria, afinal, ninguém consegue um milhão de acessos de um dia para outro. Pelo menos, não naquela época. Ao pensar muito sobre que tipo de blog criar, e seguindo as dicas dos outros blogs, no final das contas, não cheguei a conclusão nenhuma.

Isso acontece porque todos os links de blogs que eram listados no Google, eram irrelevantes. Para entender melhor, é como uma pessoa querendo fazer um bolo. Ela já tem todos os ingredientes e as ferramentas (batedeira, liquidificador, forno, bandeja, etc) para se fazer o bolo, até o modo de preparo ela tem. Mas é como se no final, o bolo murchasse, ou não ficasse gostoso como o esperado. Na época todos os blogs falavam a mesma coisa, só que com outras palavras. Portanto, eram links de sites diferentes, mas que falavam todos a mesma coisa.

Ou seja, todos aqueles sites que ensinavam a criar um blog, na época, falavam a mesma coisa, de forma diferente. Assim ficava difícil de decidir começar e continuar um projeto.

Foi a falta de solução para criar um blog, a falta de uma boa orientação até construir um blog bem sucedido, que eu decidi criar um blog justamente falando sobre como criar um blog profissional. Tendo essa ideia, finalmente achei o assunto do blog: ensinar as pessoas a criarem seus blogs. Foi a conclusão que cheguei.

Então só faltou um nome para ser dado. Um nome que seja memorável, simples e curto. Depois de várias tentativas de nomes, todos eles estavam sendo usados. Inclusive, Mestre dos Blogs, um nome que amei, e gostaria muito de poder usá-lo. Quando fui pesquisar esse nome, Mestre dos Blogs era de uma URL pertencente a um outro blog no Blogger, mas estava abandonado, não recebia nenhuma postagem nova há muitos anos. Para não deixar essa oportunidade passar, aproveitei o nome Mestre dos Blogs, e apenas alterei a preposição ‘dos’ para ‘de’, assim ficando Mestre de Blogs.

Enrico Prenholato autor do Mestre de Blogs
Primeiro logotipo do blog

Na gramática, a simples alteração das preposições muda um pouco o sentido entre os títulos. Para a preposição ‘do’, que é o equivalente a junção de ‘de + o’ torna o significado mais específico. Por exemplo: A agenda é do menino. Isso significa que a agenda pertence apenas aquele menino. Mas quando a preposição passa a ser ‘de’ o significado passa a ser abrangente. Veja o mesmo exemplo: A agenda é de menino. Assim, a agenda serve para todos os meninos. No caso Mestre de Blogs ficou um sentido abrangente, sendo o Mestre que entende sobre qualquer tipo de blog. Essa pequena alteração na preposição tornou a URL disponível, e até mesmo para comprar um domínio.

logotipo recente

O Mestre de Blogs nasceu no Blogger e ficou lá por um bom tempo. eu já estava apostando alto em meu novo projeto, permanecendo na plataforma do Google como suporte por muito tempo. Mas o Blogger possui suas limitações, e eu precisava de mais recursos para melhorar a experiência com ele. Então chegou a hora de migrar para o WordPress(.org) onde seria minha nova casa.

Esse processo foi um pouco dolorido para mim no sentido emocional, pois o site teria que ficar fora do ar até a migração ser concluída, e eu não via a hora de isso tudo terminar. No fim, não me arrependi de estar no WordPress e continuarei aqui enquanto esse site existir.

Ao longo de 6 anos, o Mestre de Blogs foi uma grande inspiração para mim, um incentivo e também uma lição, pois é um dos poucos projetos que inicio e mantenho por muito tempo.

Porém, o termo me restringe muito sobre os tipos de conteúdos que quero falar além de blogs. Por isso não extingui um projeto que já está encaminhado, afinal, eu não ia conseguir viver sem postar em um blog. Mas devido a essa restrição de conteúdo, que decidi criar um novo projeto “por cima” do Mestre de Blogs. Agora, com o redirecionamento 301, todos os links que apontam para o Mestre de Blogs agora irão apontar para o Configurando o Mundo, um novo projeto que me dá mais liberdade na publicação de assuntos mais variados.

banner cm pequeno

 

Por isso, o Mestre de Blogs ainda não morreu, ele é o suporte desse novo site onde terei novas experiências com um público ainda maior e diferenciado.